Ministério Mães Unidas em Oração Internacional - Brasil

Ministério Mães Unidas em Oração Internacional - Brasil
O Ministério Moms In Prayer International, anteriormente conhecido como Moms In Touch / Mães em Contato, chama-se, atualmente, Mães Unidas em Oração Internacional - Brasil. Começou em 1984, em Bristish Columbia, Canadá com Fern Nichols. Atualmente o Ministério está em mais 150 países. É um ministério de oração em favor dos nossos filhos (biológicos, adotivos e espirituais), os colegas deles, suas escolas, professores e diretores para que sejam guiados por altos valores bíblicos e morais e, assim, cobrir todas as escolas do mundo com uma rede de proteção espiritual através da oração. A base do Ministério são as escolas de nossos filhos. (Educação Infantil até a Universidade)

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

ESCOLAS INOVADORAS NO MUNDO!

A nova geração de crianças e adolescentes já nasceu em um mundo tecnológico e, muitas vezes, o modelo tradicional de ensino não consegue prender sua atenção. Nesse novo cenário surgiram as escolas inovadoras, com novas propostas para incentivar o aprendizado e o desenvolvimento de diferentes habilidades.

Com as mudanças de comportamento e as novas necessidades de aprendizado dos alunos, as escolas inovadoras adaptaram seus métodos e implementaram formas de ajudar os estudantes a desenvolverem outras inteligências além do conteúdo que era ensinado em sala de aula.

Assim, mais do que uma atualização dos conteúdos, estas instituições propõem um novo contexto baseado em dinamismo, interdisciplinaridade e desenvolvimento de competências para o futuro dos alunos.

O que são escolas inovadoras?


As escolas inovadoras são instituições de ensino que vão além do aprendizado tradicional e desenvolvem aspectos comportamentais, sociais, emocionais, criativos e colaborativos dos alunos. Dessa forma, as crianças e adolescentes passam a aprender, de forma integrada e contextualizada, como resolver problemas.

O professor atua como um facilitador do processo utilizando metodologias centradas no aprendizado a partir da prática. Dessa forma, os alunos desenvolvem:
  • Pensamento crítico e científico para avaliar cenários;
  • Criatividade para apresentar soluções inovadoras;
  • Colaboração e comunicação para trabalhar em equipes multidisciplinares;
  • Atitudes empreendedoras;
  • Capacidade de adotar novas tecnologias e utilizá-las de várias formas.
  • Como adotar a inovação na escola
A escola inovadora adapta seus métodos e processos de acordo com o perfil dos novos alunos e para atender às necessidades da sociedade contemporânea. A partir disso, prioriza o desenvolvimento integral dos estudantes, para que estejam aptos a criar seus próprios projetos pessoais, profissionais e sociais.

Confira algumas formas de implementar a educação inovadora:

Design thinking para educadores

O design thinking é um método que propõe uma maneira de pensar e construir por meio do design, podendo ser aplicado em qualquer área, inclusive na educação. A prática estimula a criatividade e a busca de soluções possíveis para problemas, sempre com foco nas pessoas.

Assim, o design thinking pode ser utilizado por educadores para que os alunos desenvolvam o pensamento crítico e criativo, trabalhando em equipes e buscando soluções para problemas reais.

Protagonismo do aluno

Com a mudança do perfil do aluno, ele não está mais interessado em ser apenas um espectador durante as aulas. Por isso, é importante que a escola incentive o estudante a assumir uma posição mais ativa no próprio processo de aprendizado.

É importante ressaltar que o professor não perde a importância com esses novos formatos, mas assume um papel de mediador e facilitador, criando um ambiente participativo em que os alunos se sentem à vontade para opinar e se expressar.

Personalização da aprendizagem

A ideia de que cada pessoa tem diferentes tipos de inteligência, com facilidades e dificuldades diferentes em cada área, é bastante difundida.

A partir desses conceitos, a escola pode criar formas de personalizar a aprendizagem de acordo com o ritmo de cada um. O objetivo é que o estudante não seja comparado com os colegas, mas consigo mesmo.

Para isso, o professor pode identificar quais são as dificuldades de cada aluno e planejar ações pedagógicas para superá-las. Com isso, o aluno se torna protagonista e tem maior controle sobre seu próprio processo de aprendizado.
Porém, o planejamento pedagógico deve continuar seguindo o currículo escolar formulado de acordo com a BNCC - Base Nacional Comum Curricular garantindo que todos desenvolvam as competências necessárias.

Utilização da tecnologia

No mundo atual, a tecnologia oferece inúmeras possibilidades de aprimorar o processo de ensino e aprendizagem dentro e fora da sala de aula. As escolas inovadoras utilizam esses recursos para facilitar o aprendizado e incentivar a autonomia dos alunos.

Para isso, podem ser realizadas atividades com o uso desses dispositivos ou até mesmo a criação de disciplinas sobre linguagens de programação, robótica e internet das coisas, por exemplo.

Esses conteúdos são adaptados de acordo com a faixa etária de cada turma e é possível despertar a curiosidade dos alunos por esses temas, para que entrem em contato com problemas cada vez mais complexos e sintam-se desafiados.

É importante destacar que os dispositivos tecnológicos são ferramentas, e não metodologias, e devem ser utilizadas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem e preparar o estudante para o futuro.

Portanto, o professor tem o papel fundamental de integrar a tecnologia à prática pedagógica e mediar a relação dos alunos com os equipamentos.

Entre as vantagens da utilização de tecnologias para a educação, estão a redução de custos com outros materiais físicos, a facilidade de análise dos resultados e a automatização de atividades cotidianas, para que professores e gestores tenham mais tempo para se dedicar ao ensino.

O ambiente é um dos fatores que mais afetam o aprendizado em uma escola ou faculdade. Sabendo disso, muitos arquitetos e designers têm se esforçado para recriar ambientes de aprendizagem, transformando as chatas e convencionais salas de aula em incríveis ambientes onde a criatividade e a inovação são estimulados. Utilizando cores, formas e propostas de ensino diferenciadas, estas são algumas das escolas que têm revolucionado, no mundo, o conceito de estudar.

Há tantas escolas e métodos inovadores e interessantes que ficou difícil selecionar. Existem sim muitos projetos e instituições bacanas dentro do nosso país, inclusive com instalações mega criativas em meio a favelas, ou até mesmo incluindo a mediação para o aprendizado render mais. Ao redor do mundo, o cineasta canadense James Cameron também inovou ao criar a MUSE a primeira escola vegana do Estados Unidos, onde os alunos cultivam o que comem e aprendem por meio de uma filosofia voltada ao desenvolvimento humano, social, cultural e ambiental.

Vejamos, então....

1. Makoko Floating School – Lagos, Nigéria

Contra as constantes enchentes da região de Makoko, na Nigéria, foi projetada uma escola flutuante, que garante segurança aos alunos independentemente das chuvas. Cada escola pode abrigar até 100 crianças e funciona de forma autônoma, com o auxílio de painéis solares para captar energia e um sistema que filtra água da chuva para usar no banheiro e torneiras.


2. Fuji Yochien – Tóquio, Japão


A parte mais incrível da Fuji Yochien, uma escola em Tóquio, no Japão, é uma estrutura baseada em metal, vidro e madeira que foi construída pelo Tezuka Architects em volta de uma grande árvore. Utilizada tanto como sala de aula como espaço para brincadeiras e ponto de ônibus, a construção é fechada com vidro em sua metade, garantindo às crianças um divertido e criativo espaço para brincadeiras ao ar livre.


3. Macquarie University – Sydney, Austrália


Acredita-se que o espaço pode, sim, interferir na forma com que o aluno aprende. Portanto, na Macquarie University, em Syndey, na Austrália, um longo e complexo estudo levou à alteração das salas de aula. Centenas de mesas de madeira antigas foram transformadas em quadro-divisórias, criando ambientes de estudo mais flexíveis e convidativos.


4. Xiaquon Elementary School – Xiaquon, China

A Xiaquon Elementary School foi criada para se parecer com uma mini cidade. Na composição do urbano, crianças têm a chance de experimentar e aprender de uma forma diferente. Até mesmo um labirinto, com passagens e ruelas, foi criado para provocar a curiosidade e a imaginação dos alunos. A escola foi construída pela própria comunidade em 2008, após um terremoto destruir o prédio original.

5. Loop Kindergarten – Tóquio, Japão

Na Loop Kindergarten, localizada em Tóquio, no Japão, não há uma quina: todo o prédio é feito com base em círculos. Desenvolvida pelo SAKO Architects, a incrível estrutura é colorida por 18 tons diferentes, que indicam às crianças a separação de áreas. A escola foi pensada para as crianças e oferece um ambiente belíssimo e mais do que propício para o aprendizado.

6. Green School – Bali, Indonésia


Esta escola na Indonésia já impressiona pela estrutura, onde tudo é de bambu. Além disso, a maior parte da energia utilizada é limpa, coletada por meio de painéis solares ou por meio de um gerador hídrico. A Green School, em Bali, na Indonésia, tem como objetivo estimular a sustentabilidade e o faz adotando práticas ecológicas em todos os seus setores: das salas de aula aos ginásios e cantinas.


As salas de aula são abertas e o método de ensino é baseado na conexão entre aspectos espirituais, físicos, emocionais e racionais, trabalhados dentro de temas, não em matérias. Crianças que estão aprendendo a contar, por exemplo, aprendem pulando corda, enquanto no ensino médio, se preparam para empreender e abrirem seu próprio negócio, de preferência sustentável.
.




7. Container Classroom – Cape Town, África do Sul

No subúrbio de Cape Town, na África do Sul, filhos de trabalhadores rurais conseguiram a chance de frequentar a escola graças à transformação de contêineres. Cada um deles é transformado em uma sala de aula que, embora pequena, traz tudo o que uma criança precisa para aprender. No modelo, cada escola-contêiner traz ainda uma pequena horta e um playground. O modelo pode permitir que mais escolas sejam criadas em regiões pobres do planeta.

8. Vittra Telefonplan – Estocolmo, Suécia

Preparar as crianças para o mundo vai muito além de decorar tópicos e aprender equações. Para a escola Vittra Telefonplan, localizada em Estocolmo, na Suécia, formar um ser humano e sua personalidade exige experimentar, arriscar na tentativa e erro e descobrir-se. Por isso, a escola criou, em parceria com o arquiteto Rosan Bosch, alguns ambientes de aprendizado pra lá de incríveis. Espaços para estudo, trabalhos práticos e brincadeiras foram construídos para ampliar as oportunidades de desenvolvimento dos alunos.

A escola sueca gratuita, destinada a crianças de 6 a 11 anos da idade, tem poucas paredes e poucas salas. Com design arrojado, algumas baias estão disponíveis para os alunos se concentrarem e estudarem para as provas, mas sem avaliação por meio de notas. Com auxílio de laptops, cada aluno escolhe onde quer ficar, se quer trabalhar sozinho ou em grupo.




9. Orchard Gardens – Boston, EUA

Sabe o que tirou a Orchard Gardens, uma escola localizada em Boston, nos EUA, da lista das piores e mais violentas do estado? Aulas de arte. O diretor decidiu demitir funcionários da segurança e, com o dinheiro, investiu em aulas de arte, música e teatro. Além de passarem mais tempo na escola, os alunos tiveram a chance de estimular sua expressão criativa e empreendedora. A escola não só saiu da lista das piores como emplacou no ranking das melhores escolas do estado cerca de 2 anos após as mudanças.

10. IslandWood – Seattle, EUA

Em grandes centros urbanos como Seattle, nos EUA, cada vez menos as crianças têm a chance de estar em contato e aprender com a natureza. Com isso em mente, foi criada a escola particular IslandWood, um centro de aprendizagem ao ar livre localizado em um espaço de 255 hectares,ao ar livre onde alunos do jardim da infância à pós-graduação exploram a natureza, de fato. As aulas combinam pesquisa científica, artes e tecnologia para inspirar e desenvolver suas habilidades em harmonia com o meio em que vivem. O objetivo é inspirar a aplicação de ciências e artes à natureza, incentivando práticas sustentáveis.




11. Creche Into the Woods - Londrina, PR

Recebendo crianças de 2 anos e meio a 5 anos, a creche é a primeira escola londrina que não dispõe de salas de aula ou paredes, realizando todo ensino ao ar livre. Os pequenos alunos ficam em contato constante com a natureza, onde, além de se divertirem, desenvolvem a imaginação, a comunicação, as habilidades de pensamento e conquistam auto-confiança e resiliência.


12. Escola Municipal Amorim Lima - Butantã - São Paulo, SP

Dentro do bairro Butantã, em São Paulo, a escola segue um modelo alternativo de educação. Os alunos tem bastante autonomia para, por exemplo, organizar debates e integrar disciplinas; a diretora atua como tutora e até os pais não ficam de fora. Grupos de alunos se reúnem por interesses em grandes salões e lá conquistam sua liberdade. Apenas as aulas de inglês, português e matemática contam com o auxílio da lousa.


13. Escola da Ponte - São Tomé de Negrelos, Portugal

Na Vila das Aves, em Portugal, a escola pública desenvolvida pelo educador José Pacheco não tem salas de aula, nem disciplinas e nem horários regrados. As atividades dos mais variados temas são trazidas pelos professores e cada aluno exerce a autonomia de escolher o que mais lhe interessa, de trabalhar em grupo ou sozinho. Assim, podem se dividir entre as mesas ou até mesmo aprender ao ar livre. Existem provas, feitas e requisitadas pelos próprios alunos, quando se sentem preparados e não pressionados.


14. Escola Viva - Vila Olímpica - São Paulo, SP

Pregando o ensino dinâmico, a escola em São Paulo ensina por meio de atividades expressivas e culturais, a partir de práticas multidisciplinares dentro e fora do ambiente escolar. O método educacional básico, por exemplo, segue os eixos: domínio de linguagens, compreensão de fenômenos, resolução de situações-problema, construção da argumentação e elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade.


15. Gente - Rocinha - Rio de Janeiro, RJ

Dentro de uma das maiores favelas da América Latina, o bairro da Rocinha, no Rio de Janeiro, os alunos da escola pública Ginásio Experimental de Novas Tecnologias Educacionais (GENTE) aprendem de maneira inusitada. Não há séries, como estamos acostumados, e sim turmas que se reúnem por interesses e curiosidades em comum, com ensino auxiliado pela tecnologia e mediado por professores-mentores. A escola é linda, colorida e inspiradora, certamente um exemplo a ser seguido.


16. Quest to Learn - Nova York, USA

A escola pública de Nova York é conhecida por ser pioneira mundialmente a educar seus alunos 100% através de jogos. Lembra que falamos lá em cima do texto sobre aprender brincando? Os jogos, além de divertidos, são didáticos e requerem atenção como qualquer outra atividade escolar. Os índices de aprendizado estão acima da média geral e se tornaram referência ao redor do mundo.


17. Escola Meninos e Meninas do Parque - Parque da Cidade - Brasília, DF

Devolvendo a dignidade, promovendo a cidadania e a educação, esta escola localizada no Parque da Cidade, em Brasília, recebe alunos sem teto há mais de 20 anos. Jovens e adultos se encontram para conquistarem o direito básico de ensino e concluírem seus estudos, além de contar com a paciência e o carinho dos profissionais. Um diploma na mão pode ser um bom caminho para deixar de viver nas ruas e, enquanto para alguns é a coisa mais normal do mundo, ainda é o sonho de muita gente.


18. Escola Livre Inriri - PIracanga, BA

A Escola Livre dentro de uma comunidade sustentável se baseia nas escolhas de cada criança, com ensino baseado na cooperação, liberdade de escolha, criatividade e brincadeiras.


19. Scholl in the Cloud - Online


Em lugares onde as escolas são escassas, a internet é um grande aliado. Após pesquisas, Sergio Correa Juárez desenvolveu uma escola online baseada no método de Sugata Mitra, um cientista que desenvolveu ensino livre através do computador, sem a presença de uma autoridade, colocando as crianças no controle de seu próprio aprendizado. Um grupo de tutores fica disponível no Skype para esclarecer dúvidas, propor debates e dar apoio aos alunos.


20. The Scholl of Live - Vila Madalena, SP

Baseada nos principais dilemas dos seres humanos, o método de ensino desenvolvido na Suíça aborda questões dentro das áreas de filosofia, psicologia e artes visuais, dando atenção ao que realmente importa: os problemas cotidianos. O indivíduo e seus sentimentos estão em primeiro lugar, o que ajuda os alunos a construírem e desconstruírem suas percepções de mundo e sociedade. E atenção: a escola tem espalhado filiais e já possui unidade em São Paulo.


21. Kaospilot - Aarkus, Dinamarca


Dinamarquesa, a escola de ensino técnico superior de empreendedorismo, criatividade e inovação social funciona por método colaborativo e forma alunos através de projetos divididos em três fases, uma a cada ano. Os temas trabalhados são: desenho e gestão de projetos criativos; desenho e liderança de processos criativos; desenho e criação de novos negócios, com o intuito de formar mentes empreendedoras e que fomentem a economia criativa.


22. Projeto Âncora - Cotia, SP

Em Cotia, São Paulo, o projeto é liderado por uma Associação Civil de Assistência Social, de natureza beneficente, filantrópica e cultural de fins não econômicos e não lucrativos. A ideia é desenvolver cidadãos com consciência coletiva, sustentável e criativa dentro do espaço de 11 mil metros quadrados, onde os alunos de 6 a 12 anos têm acesso a áreas verdes, quadras de esporte, circo, salões de estudo equipados com livros didáticos e computadores, refeitórios, pista de skate, salas de música, de dança e de artes e uma biblioteca com mais de dez mil livros.





(Fonte: SiteHypeness - inovação e criatividade para todos)


São milhares de Escolas inovadoras pelo mundo... Esta é uma realidade dos tempos modernos que estamos vivendo e não podemos esquecer que o Ministério Moms In Prayer International / Mães Unidas em Oração Internacional está em mais de 160...

As escolas estão cada vez mais procurando se adaptar as realidades culturais do seu tempo. Sabemos que há muitas escolas que passam por muitas dificuldades como é a realidades em países subdesenvolvidos como o nosso. Mas não podemos deixar de ver a realidade em todo o mundo!

Os países desenvolvidos estão aperfeiçoando sua metodologia com criatividade! Oremos para Deus levante profissionais criativos também no Brasil para que nossas crianças estudem em escolas mais adaptadas às novas tendências contemporâneas. Queremos que nossos filhos, netos e futuras gerações sempre tenham as melhores escolas para estudarem!

Mães Unidas em Oração, filhos protegidos.
Todo filho precisa de uma mãe que ora.
Você já orou pelo seu filho hoje?

www.momsinprayer.org
www.maesunidasemoracao.org
WhatsApp: + 55 21 99212-0548

(Editora do Blog: Jane Esther Monteiro de Souza de Paula Rosa)

IMPORTANTE: Para fazer parte do Ministério e receber todas as informações, é só fazer sua inscrição online em nosso link:http://www.maesunidasemoracao.org/Grupos...

Não deixe nenhum espaço em branco. Caso não tenha como preencher um espaço, coloque "xxxx.

Nenhum comentário:

Postar um comentário